terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Máscaras

Estamos perante uma sociedade estéril, que cria estereótipos e em nada é original. Uma sociedade que ainda vê adolescentes como seres incoscientes e que tem como objectivo matar a natureza.Não são precisos muitos exemplos, cada um só tem um umbigo e por isso só olha para ele, o pior é quando não têm...Uma comunidade em que o simples é complexo e tudo o que for criativo é insano.
Preconceitos que destroiem o ser ao seu mais alto nível e que nos tornam mais irracionais que os animais. O único interesse verdadeiro que este Homem moderno possui é a riqueza, tudo o resto é acessório.
O que vale é que eu sou adolescente e assim sendo, sengundo eles, sou um ser em metamorfose, um ser que só quer se divertir e que aprende com os seus erros ( e eu a pensar que a vida devia ser levada desta forma...). Que seja então, mas eu sou hábil e não débil e tenho a certeza que vou dar uma linda borboleta.

"I've gotta say what I've gotta say
And then I swear I'll go away
But I can't promise you'll enjoy the noise "

1 comentário:

MC disse...

Há uns anos escrevi isto:

«O motivo da máscara sempre foi objecto de várias interpretações, na medida em que a sua simbologia é complexa.(...)
O seu uso, como instrumento de metamorfose, tinha um sentido religioso. Feitas em segredo, para depois serem escondidas ou destruídas, transfiguram quem as usa em animais, deuses ou espíritos, em seres sobrenaturais. Quem as coloca sente-se capaz de enfrentar as forças da natureza ou os poderes da divindade com os quais, nesse momento, se identifica, porque as “imita”, e podendo exercer sobre elas uma espécie de exorcismo(...).
É um processo de simulação muito real que faz com que o homem se sinta uma incarnação do Ser ou do Poder que a máscara representa(...).
Este jogo de metamorfose desencadeado pelo uso da máscara corresponde à necessidade de alterar a personalidade. É neste sentido que podemos também compreender o carácter mágico e sagrado que lhe era atribuído, visto que era um sinal de diferenciação, de individualização. Quem a usa é alguém que tem acesso a uma outra dimensão, transcendente, secreta e inviolável(...). Quem coloca uma máscara projecta uma imagem cuja identidade e significado os outros reconhecem e aceitam como real.»

Texto longo para um comentário e já desactualizado em termos de tempo, mas não quis deixar de comentar!