terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cargos e estados

Meio mundo assistiu hoje à tomada de posse de Barack Obama e, considerando que muitos dos que viram este "espectáculo" nem eram americanos, pergunto-me quais as verdadeiras razões para se colarem às televisões. Senhores, as Américas tão distantes, e apesar deste acontecimento poder influenciar a nossa vida nada justifica o desvio de dinheiro que foi, e será, feito.
Oiço constantemente portugueses a queixarem-se: "ahh a vida em Portugal está má"; "enfrentamos uma das maiores crises"; "os preços só sobem e os salários descem"; e como resposta a isto emigram para o estrangeiro, excelente atitude (o país que se afunde sozinho).
Os números (e não só...) confirmam cada vez mais a população envelhecida que possuimos, o número de estrangeiros que acolhemos e a criminalidade que aumenta, questiono também: who cares? A esta hora os deputados estão nos seus casarões e os mais idosos a provocar incêndios com cobertores eléctrios.
Este país de tamanha ignorância dá-se a luxos, a consumismos, a despender economias necessárias em projectos tecnológicos que no fim nem são assim tão úteis; mas no final de contas estamos bem: acompanhamos a União Europeia no avanço, no futuro, e caminhamos também ao lado dos países em desenvolvimento na recessão económica ( e mental...poderei...devo...dizer?).
Mas o pior de tudo nem é a 3ª Guerra Mundial que se aproxima, é mesmo o Portugal mesquinho que planta preconceitos e revoltas. O Portugal de que faço parte.
Interrogo por fim: Sr. Barack Obama, para poder ser presidente da América precisou de:
a) aprender representação e a mentir como ninguém;
b) aprender a usar a retórica para o lado que lhe convém;
c) simplesmente obter um diploma da Universidade Independente, igual ao de Sócrates?

Sem comentários: